domingo, 9 de outubro de 2011

Torquato Neto, o poeta da Geléia Geral



Ando a dias com uma vontade animal de escrever sobre Torquato Neto. Se você não o conhece, deveria. Torquato é um dos maiores poetas e letristas de nossas terras. Foi um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, participou da famosa capa do LP Tropicália¹ ou Panis et Circenses( Mamãe, Coragem e Geléia Geral são suas composições). Suicidou-se um dia depois de seu aniversário de 28 anos, deixando esse Legado que hoje comentarei.
Seus escritos marginais e de uma linguagem superior ao seu tempo refletem as mudanças e revoltas da época:
Minha terra tem palmeiras 
Onde sopra o vento forte 
Da fome, do medo e muito 
Principalmente da morte...

E quem melhor para  traduzir Torquato Neto do que o próprio Torquato :



eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente                                             
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim. 
(Poema :  Cogito )
Nota ¹: Vou comentar no próximo post sobre o Movimento Tropicalista.
VIVA TORQUATO ! VIVA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário