sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tempos de jardins e corações floridos

Ah o amor ! nesses dias caminhando nas ruas, colégios percebo o amor se alastrou por aqui. Que maravilha penso eu pois: " Que pode a criatura, senão entre as criaturas, amar ?"(Carlos Drummond de Andrade - Amar). O amor nos faz sentir leves, nos faz ver coisas que antes estavam mortas em nós. Lembro do meu deslumbre ao ver algo diferente no caminho de volta a casa, perguntei-me o que havia de novo, passara por aqui milhares e milhares de vezes, e então o havia ? uma flor. Essa flor que a pouco desabrochará representa como imagem poética o amor que em mim estava morto, e agora como a fênix renasce das cinzas. Você deve estar se perguntando o que tem o amor com Cultura Pau-Brasil ? com certeza já deves ter falado que sou louco ou coisas do tipo, mas tem tudo haver, o amor está no sangue, no DNA dos poetas brasileiros... muitas vezes amam sem ter motivos por terem nascidos feitos para amar. Vários poetas tentaram traduzi-lo sem traduzir... como ? Veja Mário Quintana :
Amar: Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei.
O amor é quando a gente mora um no outro.
Mas, nem sempre o amor vem como num carnaval, que serviu de metáfora para Vinícius de Moraes:" Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval." O poeta deve ter dedicado aos que dizem sem-razão que o amor é uma ilusão. O amor vence a ilusão, a saudade.Há uma canção maravilhosa não lembro o autor, acho que é Tom Jobim que diz :" Só um novo amor pode a saudade acabar". Eu acredito que o amor salva vidas, o amor num quadro, num poema, numa canção do Tom salva vidas.
E ainda há aqueles que dizem: eu não sei ama, que coisa horriveL, Carlos Drummond disse: " amar só se aprende amando". Um amigo me perguntou como é certo amar. Amar não tem certo ou errado, têm apenas a felicidade do outro e a sua. Viva e ame, e saberá.

Para terminar um texto de Carlos Drummond e Uma canção/ poema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes :





NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.








                                                                       Mamilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário