terça-feira, 15 de novembro de 2011

Girl From The Ipanema ou Garota de Ipanema ? o mundo em poesia brasileira...


Filme esse inspirado na canção, essa não é a Heloísa.
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.." Você já deve ter escutado isso, pois essa musica de Tom Jobim e Vinicius de Moraes é uma das canções mais regravadas do mundo, se não escutou deve ter escutado assim: " Tall and tan and young and lovely." A musica que fez o mundo descobri que além de Carmem miranda, temos muito além.

ESSA É A HELOÍSA
A famosa Garota de Ipanema se chama Heloísa, que passa todo dia em frente ao bar Veloso... acho que Vinicius de Moraes pode contar melhor em uma entrevista de 1965 a Manchete: 
"Seu nome é Heloísa Eneida Pais Pinto, mas todos a chamam de Helô (Helô Pinheiro, depois de casada). Há três anos, ela passava ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, e nós a achávamos demais. De nosso  posto de observação, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa. (...)

E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial de seu balanceio quase samba. (...) Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez da nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros.”

Mas, se a visão da musa aconteceu no Veloso, a criação do samba teve lugar noutros ambientes e em etapas distintas. Inicialmente, em Petrópolis, Vinícius aprontou-lhe a letra, até com certa dificuldade, tendo composto duas versões, para aproveitar a segunda (a primeira chamava-se “A Menina que Passa”). Em seguida, foi a vez de Tom musicar o poema, tarefa também trabalhosa, que ele realizou em sua então nova moradia na rua Barão da Torre. Ao final, o compositor deu a “Garota de Ipanema” uma de suas mais originais melodias, igualmente alegre e triste, bem de acordo com a letra que exalta a beleza radiante da moça que passa, ao mesmo tempo em que lamenta a solidão do poeta, condenado a admirá-la à distância.

Read more: http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/08/garota-de-ipanema.html#ixzz1dpDfCdwy


A letra de " A menina que passa":




Vinha cansado de tudo


De tantos caminhos


Tão sem poesia


Tão sem passarinhos


Com medo da vida


Com medo de amar


Quando na tarde vazia


Tão linda no espaço


Eu vi a menina


Que vinha num passo


Cheio de balanço


Caminho do mar




Destinada a uma comédia que Vinicius nunca fez, acabou sendo lançada no show "Encontro" que era composto pelos grandes gênios da musica brasileira: Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto.


Depois Gravada no LP de Tom The composer of Desafinado plays.(comprem, eu recomendo infinitamente), e no mesmo ano gravado como single de Astrud Gilberto e Stan Getz, vendendo milhões e dando prestígio internacional a “The Girl from Ipanema”, título da versão do letrista Norman Gimbel.Esse single e o álbum Getz / Gilberto, que contém a gravação integral com a participação de João Gilberto cantando em português, receberam quatro Grammys: melhor single, melhor álbum, melhor performance de jazz instrumental e melhor gravação.

( ENCHI das melhores interpretações que eu acho, e que deram nessa páginas ainda faltam tantas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário